Eu já tenho uma conta

Aceda a todas as vossas informações e todos os servços no seu espaço personalizado.

Eu não tenho uma conta

Ainda não utiliza Agrotempo? Contacte-nos e vamos auxiliar no processo!

40 anos de inovação em girassol

MAS SEEDS comemora 40 anos de inovação em girassol

By oviedo@maisadour.com - Ligado 17.11.2021

Os campos de girassóis que você vê hoje escondem quase meio século de pesquisa por trás deles. O óleo de girassol e outros subprodutos da cultura requerem sementes cujas colheitas sejam consistentes em quantidade e qualidade, o que significa que a genética das plantas deve estar à altura da tarefa. 

Se colocarmos em números, os produtores mundiais colhem quase 55 milhões de toneladas de girassol por ano. Isso fornece óleo, ingredientes para rações e sementes comestíveis, entre outros usos. Embora não seja a cultura que ocupa a maior superfície de terra arável a nível mundial, é uma cultura importante para a subsistência de muitos agricultores e que alimenta o estômago de consumidores e animais.

GENÉTICA IMPULSIONA DESEMPENHO 

À medida que a demanda por produtos de girassol aumenta e a área de terra arável está diminuindo, o melhoramento genético e a busca por formas mais sustentáveis ​​de cultivo são fundamentais. As empresas de sementes devem ser capazes de oferecer aos produtores mais retorno pelo seu investimento na forma de maiores rendimentos no mesmo ou em menos hectares disponíveis. 

 “As maiores mudanças que vimos no girassol ao longo dos anos são a tolerância a doenças e pragas”, diz Camille Henry, chefe de Melhoramento de Plantas e Desenvolvimento de Oleaginosas da MAS Seeds, uma empresa que comemorou 40 anos de seu programa de Melhoramento de Girassol no final de 2021. “Este programa de pesquisa está em andamento porque pragas e doenças sempre evoluirão”. 

 

O míldio, por exemplo, tem sido um foco da empresa. A genética que eles criaram e comercializaram décadas atrás não é a mesma que está no mercado hoje porque o patógeno evoluiu para suportar as tolerâncias do passado. Isso prova ainda mais sua constante pesquisa e previsão de mudanças que ajudaram a levar a produção de girassol a outro nível. 

Além da pesquisa fenotípica básica e dos cruzamentos manuais, os criadores de girassol estão usando novas tecnologias para melhorar as variedades. 

 “O maior e mais importante avanço que tivemos foi a integração da seleção assistida por marcadores no início dos anos 2000”, diz Mihaela Patrascoiu, chefe de criação de girassol no local de pesquisa da MAS Seeds na Romênia. “Isso nos permitiu simplificar o processo de avanço de características específicas para a próxima geração. Isso significa que vemos melhorias mais rapidamente.” 

 

 

 

40 ANOS DE INOVAÇÃO 

Há 40 anos, os agricultores colhiam cerca de 22 milhões de toneladas de girassol (1,5 ton/ha). Desde então, os produtores mais que dobraram a produção de girassol.  

Não é só o rendimento que também está melhorando. A qualidade culinária e o perfil nutricional da planta superaram as variedades tradicionais. 
 
"Quando MAS Seeds começou com os girassóis 40 anos atrás, o conteúdo de óleo era muito menor do que o padrão atual", diz Camille. "Hoje todos os híbridos no mercado têm entre 45 a 50 por cento de óleo, essa é a regra, já não a exceção". 
 
Os girassóis com elevado teor de ácido oleico, uma característica centrada na qualidade, atingiram recentemente 12 % do mercado. A MAS Seeds utiliza as necessidades dos agricultores, as tendências do mercado e as tecnologias de cultivo para satisfazer as necessidades das variedades de girassol. O girassol rico em ácido oleico, por exemplo, representa uma parte pequena, mas crescente do mercado e estão trabalhando para continuar a fornecer híbridos que se encaixam nesse nicho de mercado.

oilseed quality sunflower

FUTURO BRILHANTE 

Assim como têm feito nos últimos 40 anos, os produtores de girassol continuarão a melhorar a planta para atender às necessidades de agricultores e consumidores, ao mesmo tempo em que permitem práticas agrícolas mais sustentáveis por meio da tolerância à seca e a doenças. 

“Estou orgulhoso das tecnologias de melhoramento e inovação que desenvolvemos nos últimos 40 anos”, diz Michael Fourneau, chefe de pesquisa e desenvolvimento da MAS Seeds. “Melhoramos a resistência a doenças por meio de melhorias genéticas na linha HelioSMART, desenvolvemos três novas tolerâncias a herbicidas e expandimos os mercados de linoleico e alto oleico. Continuaremos a trabalhar com agricultores em toda a Europa para encontrar as soluções de que precisam hoje e amanhã." 

 

research and development on sunflower plant

 

Leia mais