Pense como está tratando seu solo. Se cultivar a mesma cultura ano após ano, os microrganismos do solo terão uma dieta muito limitada e provavelmente não muito saudável. Mesmo se você estiver alternando entre duas culturas, mesmo que seja melhor que nada, o seu impacto ainda é limitado em termos de restaurar a fertilidade do solo.
Comunicado de imprensa, Haut-Mauco, 09/12/2021
A diversidade é a chave para alcançar solos saudáveis e, por sua vez, maiores rendimentos.
“Não podemos pensar na agricultura como fazíamos no passado”, diz Patrick Talavera, chefe de diversificação de culturas da MAS Seeds. "É muito importante diversificar as culturas. Precisamos semear novas culturas, incluindo culturas de cobertura, para aumentar a percentagem de matéria orgânica e a fertilidade do solo."
A DIVERSIFICAÇÃO MANTÉM A SAÚDE DO SOLO E A EFICIÊNCIA DOS FERTILIZANTES
Adicionar mais culturas à rotação devolve dinheiro de volta para os bolsos dos agricultores. Aumenta a saúde do solo, a eficiência do uso de fertilizantes e, portanto, reduz o dinheiro gasto com fertilizante sintético.
"Estamos focados em ajudar os agricultores a encontrar soluções de cultivo ambiental", diz Francois Harambat, diretor de marketing e agricultura sustentável da MAS Seeds. "A diversidade, incluindo as culturas de cobertura e a rotação de culturas, é fundamental. Pense em plantar leguminosas, por exemplo, que fixam o azoto e podem ajudar a reduzir as necessidades de fertilizantes."
Um estudo recente da Wageningen University & Research mostra que a diversidade é a chave para aumentar os rendimentos e eficácia do azoto (N) ano após ano.
Legenda: Resposta do rendimento de N da cultura de cobertura de inverno ao número de espécies incluídas nas misturas em 2017 e 2018 em quatro locais: Grundhof (Alemanha) e Neer, Scheemda e Wageningen (todos os três na Holanda). Resultados de um modelo linear de efeitos mistos com número de espécies como covariável categórica. A barra verde representa controle puro (n = 12), as barras amarelas representam misturas de 2 espécies (n = 6), misturas de 3 espécies (n = 2) e misturas de 4 espécies (n = 3). As barras de erro representam 1 erro padrão. Letras diferentes denotam diferenças significativas em P 0,05; Teste HSD de Tukey. Fonte: Universidade e Pesquisa de Wageningen.
"Em média, durante os anos de estudo no mesmo local, as misturas de espécies produziram uma quantidade de biomassa 1,27 t/ha maior e acumularam 27 kg de N/ha a mais que o controlo puro", afirmaram os investigadores.
As culturas de cobertura e misturas de forragem também buscam nutrientes que sobraram da cultura anterior. Isso fixa os nutrientes no solo evitando sua lavagem e, por sua vez, a contaminação dos aquíferos.
Além disso, a diversificação de culturas, incluindo culturas de cobertura, evita a erosão do solo causada pelo vento e pela água de escorrimento. A preservação desse recurso é essencial porque leva 100 anos para produzir 2,5 centímetros de solo superficial.
Quando diversificar as culturas, faça-o de forma consciente
A maior diversificação na rotação de culturas traz benefícios além da saúde do solo. Na verdade, o Noble Research Institute encontra estes principais benefícios:
-
Controle de ervas daninhas - desde permitir o uso de um grupo mais diverso de herbicidas, até cobrir culturas que suprimem ervas daninhas.
-
Controlo de doenças e insectos: ano após ano, a utilização da mesma cultura ou culturas similares aumenta as populações de insectos e doenças. Quebrar o ciclo reduziu o acúmulo de insetos e doenças.
-
Melhoria da saúde do solo: a alternância de espécies de pastagens e de folhas largas ajuda a extrair nutrientes de diferentes camadas do solo, reduz a compactação, pode melhorar a estrutura do solo e aumentar a fertilidade (quando se utilizam leguminosas).
-
Aumento do rendimento das culturas - Pesquisas da Noble mostram que, mesmo com os mesmos níveis de fertilidade, pode-se alcançar com a rotação um aumento significativo do rendimento .
No entanto, semear culturas de cobertura ou diversificar a rotação de cultivos não significa que use qualquer semente que haja no mercado. Certamente, quererá sementes de alta qualidade de empresas que se esforçam na pesquisa de cultivos.
"Levamos mais de uma década de pesquisa, de dias de campo e de reuniões de inverno trocando opiniões e verificando o efeito das diferentes variedades", diz François. A MAS Seeds comprou uma empresa de sementes de mistura forrageiras há mais de 10 anos e continua investindo em pesquisa para entender a agronomia e a economia da diversificação.
Além do milho, girassol e colza de inverno, as espécies que fazem parte do legado de MAS Seeds, MAS Seeds agora apresenta um amplo portfólio de outras espécies de culturas. Estas novas incorporações incluem: soja, sorgo, luzerna, beterraba forrageira, além de misturas forrageiras e outras culturas de cobertura adaptadas a diferentes ambientes.
“É um desafio, e sabemos que os agricultores sentem que estão correndo riscos quando tentam algo novo” diz François. "Acumulamos anos de dados para mostrar o impacto nos solos e medir o benefício frente ao risco que existe para os agricultores."
Além disso, são garantidos os mais altos padrões de qualidade da semente, o que garante sua boa implantação, essencial para o sucesso da lavoura.
Uma rotação de culturas diversificada apresenta muitos benefícios ambientais e económicos para os agricultores, se estiverem dispostos a tentar. Se você estiver interessado em conhecer as diferentes opções de culturas disponíveis e os benefícios que eles podem oferecer, entre em contato conosco.